quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Eleições APEOC

CONSTRUINDO A OPOSIÇÃO SINDICAL!
Os/as Profissionais da Educação do Estado do Ceará são atacados/as de diversas formas em seus direitos básicos. A falta de dignidade desses/as profissionais é observada facilmente por toda a sociedade. Com uma carreira desestimulante, os(as) professores(as) não seguem os estudos de mestrado e doutorado e, quando seguem, não raro, é como forma de saída da Rede Estadual. São poucas as escolas que apresentam uma estrutura física condizente com um ambiente sadio e motivador.
Quem somos?
Motivados/as pelas imensas dificuldades que encontramos todos os dias em nossas escolas e, principalmente, pela falta de democracia no nosso sindicato, professores e professoras (efetivos/as e temporários/as) estão se colocando para participar da construção de um movimento de oposição unificada e criação de uma chapa com base nos seguintes pontos: independência em relação aos governos e partidos políticos; democracia de base; organização da categoria por local de trabalho; direito de crítica entre os/as seus/suas participantes e soberania das plenárias. Uma oposição construída no chão das escolas!

Parte da nossa peleja é a defesa intransigente de condições de trabalho, carreira e salários dignos. O governo do Estado do Ceará, como se sabe, não cumpriu a Lei Nacional do Piso do Magistério como buscamos na greve de 2011. Esse governo, que teve como grande aliado a atual diretoria da APEOC, utilizou e utiliza diversas manobras para dizer que cumpre a Lei do Piso.
Queremos avançar na estratégia da defesa da escola pública de qualidade e transformar o nosso sindicato numa ferramenta a serviço desse projeto. Infelizmente, a maioria das direções sindicais transformou-se em conselheiras dos governos. Assim, são incapazes de representar nossas melhores aspirações.

Unidade da categoria: uma tarefa necessária!
O processo de sucateamento da educação pública encontra sua melhor expressão na figura do/a professor/a temporário/a, muito explorado/a e sem nenhum direito, com baixos salários e atrasos no pagamento. Nesse sentido, apesar da cisão que a atual direção da APEOC impõe entre efetivos/as e temporários/as, é importante a união dos/as profissionais da educação contra a desvalorização do trabalho docente. Com efeito, estabilidade e efetivação no emprego, associado a uma carreira digna para todos/as devem ser reivindicações-chave para o próximo período.
Os limites da atual direção da APEOC
Quando a mobilização docente adquire um caráter mais dramático, quando o enfrentamento contra os governos expõe o projeto educacional em curso, percebemos como a atual direção sindical não tem independência política diante dos governos. Inclusive, neste ano, a direção sindical fez campanha abertamente para o governador eleito, por fazerem parte do mesmo partido. O que esperar de uma direção sindical que fez campanha para o governo? Não queremos pagar pra ver. Queremos na direção sindical professoras e professores independentes, que lutem com base nas necessidades da categoria e não por suas predileções políticas partidárias.
Vem com a gente!
Entendemos que nossa tarefa agora é construir uma oposição que encare com seriedade a tarefa de montar uma chapa para essa eleição que se avizinha. Um desafio para os/as que acreditam na escola pública e na democracia sindical. Por isso, fazemos um chamado aos profissionais da educação de todo o Estado do Ceará para que compareçam às plenárias de discussão e formação do movimento de oposição unificado.
Nossa chapa deve ser a sua cara, que trabalha e vive a educação no chão da escola. Não queremos ver mais as mesmas caras de dezenas de anos na direção sindical, que escorados em nossas contribuições, intentam mais uma vez se manter.
Venha construir a Oposição Sindical à direção da APEOC!
PRÓXIMA REUNIÃO: Local: E.E.M. Adauto Bezerra. Rua Monsenhor Liberato, 1850, 13 de dezembro de 2014, às 9 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário