sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

CHAPA “Democracia e Luta pela Base: Oposição Alternativa” BOLETIM Nº 2 – 23/01/2015

Eleições APEOC

CONSTRUINDO A OPOSIÇÃO SINDICAL!

CARTA ABERTA AOS PROFESSORES

Depois de quase 25 anos uma Chapa de Oposição se inscreve para as Eleições da APEOC. Trata-se de um importante acontecimento na nossa categoria. A direção da APEOC ao longo destes anos sempre suprimiu a democracia, desrespeitou decisões de assembléias, negociou reivindicações da categoria sem ouvir a base de professores e aliou-se vergonhosamente com os governos. A histórica greve de 2011, traída pela diretoria do nosso sindicato, mostrou para muitos que não é mais possível calar-se e aceitar passivamente a conduta desta diretoria. É chegada a hora de mudanças!

 O estatuto da entidade impõe critérios tão absurdos e antidemocráticos para a inscrição de chapa, que esta tem de apresentar representantes em 123 municípios do interior além dos 64 da Diretoria Executiva. A Comissão Eleitoral, contrariando todos os princípios democráticos, por sua vez, é nomeada pelo próprio presidente do Sindicato, que é o candidato da Chapa da atual direção a reeleição. É preciso dizer mais? Por isso, a Oposição obrigou-se a ir à justiça e lutar pelo direito democrático de homologar sua Chapa. A disputa não será fácil, mas temos a firme convicção de que as simpatias e as esperanças do professorado são pela mudança de rumos de nossa entidade.

 Camilo Santana já anunciou cortes na Educação. Cid Gomes agora no MEC, depois de dividir o nosso PCCS em duas tabelas, e acabar com a aposentadoria integral, já fala em submeter as(os) professoras(es) a um Exame Nacional. O novo valor do Piso Salarial permanece como uma triste vergonha, enquanto o presidente da nossa Entidade rasga elogios ao novo Ministro da Educação (antigo inimigo da Educação Pública nesse estado e atual inimigo da Educação nacional) no próprio site da APEOC.

Toda essa situação exige um novo curso para a nossa luta. Por isso, não abrimos mão da independência sindical perante aos governos e partidos políticos. Não abrimos mão da democracia nas nossas Assembléias, pois Sindicato é pra lutar pelos nossos direitos, e não pra se aliar com os governos. Queremos um sindicato controlado pelas trabalhadoras e trabalhadores da Educação, e não por políticos profissionais. Queremos prestação de contas imediata e um Congresso da categoria urgente!

Companheiras professoras e professores, ajudem nossa Chapa!

Fortaleçam a Oposição Sindical em sua região e a vitória será de todos!

Informe-se na nossa página do Facebook: Oposição Sindical - APEOC


Nenhum comentário:

Postar um comentário