Cerca de 50 professores estaduais realizaram, nesta madrugada de terça-feira, um ato de protesto no saguão do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. A categoria, que entra em seu terceiro dia de greve e sob o comando do presidente do Sindicato Apeoc, distribuiu uma ''Carta Aberta'' contra o governador Cid Gomes para turistas que deixavam a cidade de, pricipalmente, parlamentares federais. A ordem é publicizar o movimento e denunciar a postura do Palácio da Abolição.
''Estamos aqui para denunciar que o governador que destruir o Magistério no Estado'', disse Anízio Melo para quem era abordado. Todos vestiram camisas de cor preta expondo frases alusivas ao esvaziamento da carreira no Ceará. Os docentes lutam pela implantação do piso salarial nacional de R$ 1.597,00, mas contra também projeto enviado pelo Governo para a Assembleia Legislativa.
''O governador Cid Gomes mandou um projeto de lei para a Assembleia excluindo 80% dos efetivos de qualquer reajuste. Essa matéria altera, reduz e extingue conquistas a exemplo das gratificações de regência de classe, especialização, mestrado e doutroado'', denunciou Anízio.
Os professores grevistas fizeram um verdadeiro corredor na área de acesso ao Setor de Embarques e distribuiram carta expondo sua situação. Foram abordados passageiros, mas principalmente parlamentares federais. O primeiro foi o deputado federal Eudes Xavier, que se solidarizou com a categoria.
Chico Lopes (PCdoB) avisou logo que era também professor e, como tal, jamais poderia ser contra a luta dos docentes. O senador Inácio Arruda (PCdoB), em princípio, indagou para o grupo: ''Hoje não tem aula?'' Recebeu apelo do presidente do Sindicato Apeoc, no que o senador observou que, em toda greve, o fundamental é a negociação e o diálogo.
O deputado federal e presidente nacional interino do PDT, André Figueiredo, logo de imediato, ao ser abordado, avisou: ''O PDT sempre defendeu a educação, que é uma clásula pétria do nosso estatuto''.
Quem mais festejou a luta dos docentes foi o deputado federal e também professor Artgur bruno (PT). Não apenas se solidarizou como informou que, nas próximas horas, ocupará a tribuna da Cãmara para ler a Carta Aberta divulgada pela categoria. A carta bate duro no Governo do Estado e lamenta que Cid Gomes tenha chegado a arguir inconstitucionalidade da Lei do Piso, no que acabou derrotado no Supremo Tribnal Federal. Também lamenta que o Estado ''rompeu abruptamente com o processo de negociação''.
Ainda se solidarizaram com a categoria os deputados federais José Arnon (PTB) e Gorete Pereira (PR) que, em princípio, chegou a se assustar com o movimento em pleno saguão do aeroporto.
Fonte: O Povo Online
OLHO VIVO...! Companheiros, entendemos que todas as alternativas de apoio e de diálogo são importantes para o futuro de nossa greve. Porém, devemos ficar atentos e não alimentar ilusões em relação aos parlamentares, sobretudo devido ao fato de serem aliados do famigerado Governo destruidor da educação, e que neste momento estão em busca de palanques pois 2012 é um ano eleitoral.
ESTEJAMOS TODOS ALERTAS E ORGANIZADOS ATÉ A VITÓRIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário