quinta-feira, 15 de setembro de 2011

MAIS UMA SEMANA SUPERADA

OUTRA SEMANA É POSSÍVEL E NESCESSÁRIA
QUE SE MANTENHA A GREVE!

Esta foi sem dúvida à semana mais difícil vivida por nossa greve, temos sido atacados pelo governo que usa o judiciário para criar uma aura de ilegalidade sobre a greve, mesmo estando nossa greve absolutamente dentro das exigências legais. Parece-nos, portanto, que este mecanismo tem a clara intenção de promover certo terror psicológico naqueles que estão no movimento, esperam com isso quebrar a firmeza de nossa greve, mas não conseguirão.
Como se já não fosse difícil a luta contra o governo, mais uma vez temos uma experiência negativa ( como de sempre...) com a direção da APEOC,que no início da greve não quis reconhecer o comando de greve como deliberativo. E neste momento, com a questão da ilegalidade tentam fazer diferente de 2009, quando declarou terminada a nossa greve sem que fosse votado em assembleia, escapulindo sorrateiramente abandonaram a categoria a própria sorte. Na greve atual, nossas duas últimas assembléias derrotaram a posição da APEOC pela suspensão da greve, pois existe um sentimento lúcido pela manutenção da greve manifestada em nossa categoria. Mesmo derrotada a direção da APEOC afirma que respeita a decisão da categoria e continua pelo menos verbalmente dirigindo a greve, até que votemos o seu fim em assembleia. Porém o discurso não esta batendo com a prática, o que temos visto claramente é uma operação desmonte aplicada pela diretoria do sindicato sobre a greve, principalmente no interior do Estado onde ainda possuem alguma credibilidade junto aos professores. Ou ainda se verificarmos seu site e vermos textos convocando a finalizar a greve, ou ainda nas entrevistas na mídia concedidas por diretores do sindicato, que muitas vezes confundem, amedrontam, ou tentam convencer os professores a saírem da greve. E ao falarmos da estrutura material, para se ter uma ideia da situação, os zonais estão realizando campanha financeira para tocar as atividades da greve, daí você tira.
Lembremos que estávamos vivendo uma semana sem expectativas mais positivas, no entanto, conseguimos superar seus obstáculos ao conseguir transformar o aulão na praça do Ferreira em uma passeata no centro da cidade aproximando a greve da população. Outras duas atividades que movimentaram a semana partiu da regional V, a participação não oficial no CETV13/09 que ajudou mais uma vez a divulgar a continuidade da greve para todo o Estado neste momento de dificuldades, e deu a resposta necessária e inteligente a emissora e seu tele jornal que tem jogado contra a greve, a categoria e a educação. O ponto alto se deu na quinta feira com ealização da carreata que partiu do conj. Ceará e seguiu até a praça central da Messejana, onde nos juntamos aos professores da regional VI. Vale lembrar que vários companheiros de outros zonai estiveram presentes, o resultado foi tão positivo que seguimos ao CAMBEBA rumo a Secretaria de Educação,onde tomada pela surpresa, a secretária de Educação dona Isolda Cela acabou recebendo uma delegação de representantes dos zonais e dois representantes do sindicato, que por sua vez, já se encontravam na Seduc.
Ao fim de mais de uma hora de reunião tentamos tirar alguns encaminhamentos mas não saiu muita coisa, podemos citar:
Pedimos o fim das pressões nas escolas sobre grevistas e alunos que apoiam nosso movimento, a resposta foi que não há nenhuma orientação da Seduc para estas práticas, se ocorre é como abuso, pode ser denunciado.
Indagada se realmente haveria registro das faltas, alegou que sim, pois era uma determinação da justiça, porém deixou em aberto se seriam ou não descontadas. Solicitamos a interferência da secretária para interceder junto ao governador e marcar uma reunião para a semana que vem, sua resposta foi taxativa, o governo volta a afirmar que não negocia com a categoria em greve, e que não existe nenhuma proposta oficial para resolver as demandas da greve.
Para fechar, como de praxe, nos acusou de intransigentes e pediu que respeitássemos o direito primeiro da educação dos jovens. Continuam nos solicitando amor.
Desta forma, superamos positivamente a semana e devemos nos concentrar em fazer a manutenção da greve na assembleia de 16/09 e aprovar uma agenda de atividades que movimente nossa greve. Mantenhamo-nos despertos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário