Civismo, organização e luta
A história do dia da Pátria no Ceará, decididamente não mais será contada sem emoção. Este 7 de setembro de 2011 ganhou um caráter de civismo popular manifestado em um dia de intensa mobilização de nossa greve, quebrando o gelo do desfile oficial.
O dia de hoje, no que diz respeito a nossa agenda de luta, foi intensamente discutido. Quem não lembra da polêmica em nossa última assembléia, onde nem sequer queriam votar a proposta de estarmos juntos ao Ato Oficial? A questão foi levada ao comando de greve onde se deu calorosa discussão que decidiu corretamente em realizarmos nossa atividade nas proximidades do desfile oficial.
O que se viu foi maravilhoso: o cruzamento das avenidas Barão de Stuart e Abolição, ponto de concentração para nossa marcha, foi ficando tomado por centenas de blusas negras, era o sinal que a educação está de luto e em luta. Nos momentos que antecederam a saída de nossa Marcha pela Educação, as centenas de pessoas que chegavam para assistir ao desfile militar se confraternizavam conosco, manifestando um importante apoio popular ao nosso movimento e a greve.
Foi com este espírito de justeza e moral elevada que marchamos orgulhosamente pela avenida, mais uma vez saudados e recebidos entusiasticamente por todos que se encontravam ao longo de todo o percurso.
A segunda e triunfal Marcha da Educação
Se o que estava acontecendo até o momento da finalização de nossa primeira e vitoriosa marcha nos pareceu maravilhoso, o que estava por vir, deve então ser descrito de que forma? Enquanto se dava a dispersão de nossa manifestação, que voltara ao ponto de partida, nós, professores, professoras, alunos e toda gente, seguimos de forma espontânea e ordeira para o desfile oficial. Porém, o extraordinário ocorreu.
Ao nos darmos conta, estávamos novamente em marcha, só que desta vez, em pleno desfile oficial. Não precisou nem de dois minutos para se enxergar uma massa firme de 500 manifestantes empunhando faixas e cartazes e entoando palavras de ordem em defesa da Educação. O resultado não poderia ser outro, de todo lado os milhares e milhares de pessoas que lotavam o calçadão da Beira Mar, seus hotéis, bares e clubes aplaudiram e manifestaram grande apoio a luta em defesa da educação no Ceará. Este apoio tornou-se mais forte e decisivo no momento em que um pelotão da tropa de choque bloqueia nossa passagem na avenida. Populares, homens e mulheres saíram em nossa defesa, representantes de entidades civis se manifestaram em defesa do direito de ir e vir e de que se manifestasse de forma ordeira e pacífica. Desta forma, superamos as tentativas de bloqueio feitas pela polícia e seguimos até o final da avenida, com uma parada diante do palanque das ditas autoridades, que ouviram muito sem gosto, nosso brado de civismo e de luta, reafirmando nossa greve. Entoamos o hino nacional, exigindo respeito à pátria e a educação. Foi um grande dia, este 7 de setembro. VIVA A GREVE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário