terça-feira, 20 de dezembro de 2011

AGORA SIM É DEFINITIVO, DIRETOR DA ESCOLA OTÁVIO TERCEIRO DE FARIAS PEDE EXONERAÇÃO DO CARGO. VITÓRIA DO MOVIMENTO.


     Foi na tarde de segunda-feira 19/12 que um representante da Sefor anunciou a toda comunidade escolar que nosso diretor tinha pedido exoneração. Desta forma, muda tudo, ou seja, já não precisamos mais aguardar uma decisão da SEDUC/SEFOR sobre o afastamento definitivo de todo núcleo gestor.
     Nesse momento a escola funciona dirigida por interventores da Sefor, nosso próximo passo será discutir a formação da nova composição do núcleo gestor. Esse debate será intenso tendo em vista a defesa da autonomia escolar com democracia interna.
     O amadurecimento político de todos, sobretudo dos alunos deve ser agora aproveitado no sentido de garantir uma escola participativa, onde todos se sintam responsável pela sua condução.
     Viva a luta contra todo tipo de opressão, pela liberdade e o direito de decidir coletivamente.  

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

SAUDAMOS A TODOS COM AS BOAS NOVAS FRUTO DA MOBILIZAÇÃO E DA LUTA DA COMUNIDADE ESCOLAR DO OTÁVIO TERCEIRO DE FARIAS


     Hoje completa uma semana de paralisação ininterrupta dos alunos de nossa escola. E os primeiros resultados positivos começaram a chegar nesta sexta-feira 16/12, quando uma comissão formada por sete pessoas vindas da Sefor lideradas pela coordenadora da 5ª região anunciaram em uma reunião com professores e uma representação de alunos, que reconhecendo a legitimidade da luta democrática na escola atendiam  as solicitações do movimento nos seguintes termos: Afastaria de imediato os coordenadores da gestão, mas manteria o diretor no cargo alegando que era necessário para que fizesse a transição da condução da escola aos novos gestores. A nova gestão seria formada de forma provisória por esse dito diretor acompanhados diretamente pelo nosso superintendente e outros representantes da Sefor.
     Naquele momento os professores e alunos presentes questionaram essa proposta, e argumentavam que nosso diretor havia perdido toda nossa confiança e que precisava honrar sua palavra que inclusive consta em ata, de que ninguém sairia daquele núcleo gestor, e se por acaso acontecesse teria que ser todos juntos.  Assim recebemos a notícia do procedimento oficial da Sefor, e como resposta, os alunos afirmaram que levariam a proposta para ser examinada em assembléia na senda-feira 19/12.
      É preciso dizer que durante a reunião transcorreu certo estado de tensão entre as partes, desta feita foi colocado pelos professores que repudiavam qualquer forma de perseguição contra aqueles que representam o movimento como lideranças ou mesmo pelo simples fato de está envolvido, que os acontecimentos vividos por nossa escola não é um caso isolado, e desta forma sugerimos como exemplo para as demais a luta que travamos neste momento.
       Em assembléia  hoje pela manhã os estudantes ouviram as informações dos representantes da Sefor e demonstraram um certo ar de desconfiança, principalmente ao saberem que o afastamento neste momento não tem um caráter definitivo, pois alegam que o processo demanda alguns dias para ser finalizado. Desta maneira votaram a seguinte proposta: retornam a sala de aula, porém já fica convocada uma assembléia para o dia 19/01 onde deve ser dada uma resposta final sobre o resultado do processo.
       Em tempo, o retorno a normalidade das aulas só ocorrerá segundo decisão da assembléia quarta-feira 21/12, pois o Movimento Estudantil está organizando para amanhã terça-feira 20/12 uma manifestação pelas ruas do bairro. Para mais uma vez demonstrar seu repudio ao autoritarismo e a falta das liberdades democrática nas escolas. Nosso brado soou mais forte, nossa luta mostrou o caminho. FORA BOSCO E SEU NÚCLEO GESTOR MENTIROSO!          
     

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

CONTINUA O MOVIMENTO DE ALUNOS E PROFESSORES NA ESCOLA OTÁVIO DE FARIAS




      Nesta manhã de quarta-feira 14/12 novamente nossa escola foi visitada por representantes da SEFOR/SEDUC juntamente com representantes da Ouvidoria. Ao chegarem encontraram todos os alunos no pátio como têm acontecido desde segunda-feira, é a greve estudantil que exige a substituição do núcleo gestor da escola.
      Primeiramente os representantes vindos do CAMBEBA se reuniram com os professores, durante esse momento ouviram as ponderações de nossos colegas professores que exigiam providências imediatas no que diz respeito a saída da direção da escola. Alertamos que a cada dia que passa, a situação piora dentro da escola que todos estão passando por um profundo desgaste psicológico de maneira que fica inviável obter qualquer resultado positivo no nosso fazer pedagógico, que é impossível dentro da situação que vivemos estabelecer qualquer relação com aqueles senhores que ocupam a direção da escola atualmente. Voltamos a exigir a saída imediata destes senhores.
      Em um segundo momento, a mesma comissão se reuniu no pátio com os alunos, ouviram um metralhar de reclamações e denúncias contra o núcleo gestor.Corajosamente os alunos por várias vezes afirmaram que não retornarão as salas de aula antes da remoção dos membros do núcleo gestor, afirmando que a situação era insustentável na escola com a presença daqueles senhores.
       Os representantes da SEDUC bem que tentaram convencer os alunos ao retorno normal das aulas, alegando que o processo em curso pode demorar. Não conseguiram, nossos alunos demonstraram segurança no que falavam e confiança de que para resolver nossos problemas na escola só seria possível por meio da mobilização. Além do mais anunciaram que estão coletando assinaturas em dois outros manifesto, um dirigido aos pais e outro dirigido ao grande público, estes manifestos serão entregues durante a ida de uma caravana de alunos, pais, professores e todos que quiserem apoiar nossa causa.
       Continuamos a ecoar o brado, FORA BOSCO E SEU NÚCLEO GESTOR MENTIROSO!  
               

   

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

SEGUE FIRME A PARALIZAÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA OTÁVIO DE FARIAS PELO FORA BOSCO E SEU NÚCLEO GESTOR MENTIROSO


     Nesta terça-feira nossa escola viveu mais um dia tenso, os alunos se concentraram no pátio e rapidamente se organizaram para evitar que algumas turmas funcionassem com uns poucos alunos, que continuam recebendo pressão para que voltem as salas e “acabem com a brincadeira”. Tivemos também mais um ato covarde praticado pelo núcleo gestor contra professoras, o alvo predileto são os temporários, e desta vez chamaram a professora a sala da direção e desta feita colocaram nossa colega em uma situação de profundo constrangimento diante de uma aluna e uma mãe. Exigiam que a professora explicasse para aquelas pessoas porque ela não estava dando aula, foi um festival de barbaridades e assédio moral dos mais cretinos.
      Professores e alunos estavam reunidos avaliando a ida de alguns professores na segunda 12/12 para protocolar mais documentos ao processo que pede o fora núcleo gestor, e quando na ocasião foram recebidos por representantes da SEFOR. É neste momento que entra à sala em que transcorria nossa reunião a colega professora vítima do indecoroso assédio moral, o detalhe é que vinha emocionalmente abalada, chorava e não conseguia se acalmar, esse fato novamente só gerou mais indignação e repúdio aos carrascos que ocupam nosso núcleo gestor.
       Os alunos por sua vez fizeram nova plenária e reafirmaram sua decisão em permanecerem sem entrar em suas salas. Outra vez decidiram se dirigir até a Seduc para afirmarem novamente sua decisão. Organizou-se uma comissão formada por alunos e professores que para lá se dirigiram.
       A ida a SEDUC nos rendeu a confirmação de que amanhã 14/12 teremos nova reunião na escola com a representação SEDUC/SEFOR. Estamos nos preparando para esse momento e solicitando que a reunião seja no pátio com todos presentes.
       Crentes na certeza de nossa vitória, continuamos conclamando, FORA BOSCO E SEU NÚCLEO GESTOR MENTIROSO!